Considerações sobre a amizade.

Written on 20:07 by talzz#

Estudando um pouco da Bíblia reuní algumas 'características' que o Pai mostra sobre como deve ser a amizade ideal. Leia, reflita, e veja se suas amizades estão de acordo com o que as Escrituras dizem.

É evidente que os amigos exercem influência sobre nossas vidas, como podemos ver em Provérbios 12:26 - 'O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar'
Logo, a escolha dos nossos companheiros é assunto de grande importância.

'Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20)'

Pensando num contexto maior, nossas escolhas envolvem mais que pessoas: decidem a nossa direção na vida e na eternidade.

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4)

É fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua amizade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. O próprio Jesus fez questão de ter contato com pecadores, oferecendo-lhes a palavra eterna da salvação (Lucas 15:1; Mateus 9:10-13). O perigo vem quando não confessamos a nossa fé no meio de uma geração perversa. Ao invés de conduzir outros a Cristo, deixamos as más influências nos corromperem.

Porquanto qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Marcos 8:38)

Paulo mostrou aos coríntios que, mesmo entre pessoas religiosas, é necessário evitar influências negativas: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33). No caso dos coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas, negando a ressurreição dos mortos. O fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante. Alguns aproveitam a amizade para induzir outros a aceitar doutrinas e religiões falsas. Moisés avisou sobre parentes e amigos que incentivam os servos de Deus a servir outros deuses e mandou que não concordassem, nem ouvissem, nem olhassem com piedade para aqueles falsos professores (Deuteronômio 13:6-8). Temos que julgar a árvore pelos frutos (Mateus 7:15-20), retendo o que é bom e nos abstendo de toda forma de mal (1 Tessalonicenses 5:21-22).

E depois de verificarmos todas essas virtudes na escolha de nosso amigos, devemos também SER BONS AMIGOS. Buscando ser para ele tudo que foi supracitado: exemplo de Cristão e consequentemente companheiro e amigo.

O que aprendemos?

• Escolher cuidadosamente os nossos amigos, evitando amizades que nos levariam ao pecado.

• Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.

• Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.

• Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Provérbios 18:24).

Compilado e adaptado do estudo de Dennis Allan

______________________________________________________________

Dedico esse post à meus verdadeiros amigos, que são muitos graças ao bom Deus, e vou tentar citar aqui desde já pedindo perdão pelos que vou esquecer.

Tercin, Pereira, Marcus Paulo, 50, Ana Paula, Thays, Amanda, Nina, Larissa, Luciano, Laura, Gilberto Jr.

Em vocês encontro todo o apoio, carinho, e a repreensão que às vezes eu preciso. Sem vocês eu não seria nada, amo cada um verdadeiramente e peço perdão se às vezes não demonstro o tamanho desse amor.
_____________________________________________________________

SOLI DEO GLORIA!

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

No Comment

Postar um comentário